Arte


O Karate:

O combate desarmado nasceu desde muito antes do que a própria história que se tenha conhecimento, por isso as origens mais antigas da arte são pouco definidas, escondidas freqüentemente no folclore de uma variedade de culturas de todo o mundo. Várias formas de combate desarmado foram praticadas na Índia, na China, Formosa e Okinawa, ao sul do Japão. Em Okinawa, a luta de “mãos vazias”, em certo momento, era praticada em segredo por causa da influência dos senhores feudais japoneses que tinham conquistado a  ilha e, por isso, proibiam que seus subordinados carregassem as armas. Este ato de proibição das armas fez com que muitos dos povos começassem a praticar formas de combate desarmado em segredo. A partir daí, nascia a arte marcial Karate.

O karate (em japonês 空手, karate, ou 空手道, karate-dō, “caminho da mão vazia”), é uma arte marcial japonesa, desenvolvida a partir do kenpō chinês(em particular o kung fu da China meridional) e de métodos autóctones de lutas das ilhas Ryūkyū. O caratê é predominantemente uma arte de golpes, como pontapés (chutes), socos, joelhadas e cotoveladas e golpes com a palma da mão aberta. Bloqueios de articulações, lançamentos e golpes em áreas vitais também são ensinados, dependendo do estilo. Um praticante de caratê é denominado “carateca” ou “karate-ka”.

O karate é uma forma de budo (武道, caminho marcial), enfatizando as técnicas de percussão atemi waza (como defesas, socos e chutes) ao invés das técnicas de projeções e imobilizações. O treino de caratê pode ser dividido em três partes principais: Kihon, Kata e Kumite.

  • Kihon (基本, “fundamentos”) é o estudo dos movimentos básicos.
  • Kata (型, “forma”, “padrão”) é uma espécie de luta contra um inimigo imaginário expressa em seqüências fixas de movimentos.
  • Kumite (組手, “encontro de mãos”) é a luta propriamente dita. Em sua forma mais básica é combinada (com movimentos predeterminados) entre os lutadores para, posteriormente, alcançar o jyu kumite (combate livre ou sem regras). A forma desportiva, ou combate com regras, é conhecida como Shiai-kumite.

Fontes: Apostila Kyokushin de Itajubá-MG

Leave a comment

  1. Maria do Socorro ALves Domingos

    Aula de karatê para crianças de 5 anos e ao sábados!Por favor podem me ajudar?Grata

    31/01/2010 at 11:58

    • Olá maria, vc é d q cidade?
      Temos turmas aqui em Itajubá para esta faixa etárias, mas é nas terças e quintas, às 9h na academia Ciência do corpo, Avenida BPS…
      Qq dúvida entre em contato conosco novamente, Obrigado…

      06/02/2010 at 22:42

  2. Olá maria, vc é d q cidade?
    Temos turmas aqui em Itajubá para esta faixa etárias, mas é nas terças e quintas, às 9h na academia Ciência do corpo, Avenida BPS…
    Qq dúvida entre em contato conosco novamente, Obrigado…

    06/02/2010 at 21:45

  3. Fabrini Matos

    Onde em Itajubá são realizadas as aulas de kyokushin? Em quais academias e dias/horários?

    09/08/2010 at 14:22

  4. Rodrigo Lopes

    As aulas são realizadas na Academia Companhia da Saúde segundas e quartas das 20h às 21:30h, terças e quintas das 17h às 18h e na academia Ciência do Corpo terças e quintas das 10h às 11h.
    Apareça lá e confira nossas aulas, qualquer dúvida so entrar em contato comigo pelo e-mail rodrigoefk@hotmail.com

    OSSU!!!

    17/08/2010 at 22:16

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>